Curiosodade Botânica Sobre A Ginkgo biloba - A árvore que veio antes dos dinossauros
A Ginkgo biloba não tem parente na Botânica. Ela é única! Há fósseis dela de 270 milhões de anos atras. Entre 245 e 286 milhões de anos atrás, marcou a extinção de cerca de 90% das espécies, talvez provocado pelo resfriamento da Terra, que formou grandes geleiras, causou a queda no nível dos mares e a seca de lagos e rios. Mas a Ginkgo, sem casaco (folhas), presenciou tudo isso!
Acabou? Não, tem mais! O Herrerasaurus é um dos mais antigos dinossauros de que se tem notícia e viveu há aproximadamente 200 milhões de anos. A nossa véinha Ginkgo biloba já tinha 70 milhões de anos! É mole?
Fóssil de folha de Ginkgo
Recentemente, pesquisadores chineses contaram com uma grande capacidade computacional para recompor o genoma da “Bilobona”. Formado por 10 bilhões de pares de bases, seu genoma é três vezes mais extenso do que o humano e 80 vezes maior que o da Arabidopsis thaliana, uma das plantas mais estudadas pelos biólogos. Resultado da brincadeira: Sequenciaram os quase 41 mil genes da Ginkgo – a espécie humana tem cerca de 23 mil.
Quer saber mais? A Gingko biloba é dióica! Isso mesmo, tem a planta macho e a planta fêmea! Descobri isso muito tempo depois que me formei biólogo. Fotografei as duas juntas, namorando no jardim Botânico de Bonn, Alemanha, em 2017.
Quer dizer: É um sinal de primitividades, cada planta morar em espaços separados. Como se fosse um condomínio de prédios verticais: macho morando num prédio e a fêmea num outro. Na evolução, depois de milhares de anos, apareceram aquelas que foram morar no mesmo prédio. Só que em apartamentos e andares diferentes. Os Pinus spp são um exemplo.
E, modernamente, boa leva de plantas são hermafroditas, ou seja, já estão morando no mesmo apartamento e no mesmo andar. Na mesma estrutura da flor, moram macho e fêmea (gineceu e androceu). Os Lírios são um exemplo clássico.
Aí eu me pergunto: “quem ensinou isso às plantas”?
Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/evolucao-dos-dinossauros.htm https://revistapesquisa.fapesp.br/o-genoma-da-ginkgo-biloba/
Imagens:
Michel VIARD de Getty Images
https://www.hypeness.com.br/2021/01/a-incrivel-historia-do-ginkgo-biloba-o-fossil-vivo-que-sobreviveu-a-bomba-atomica/
https://www.thoughtco.com/living-fossil-plants-1440578