A bizzara Hydnora africana - Por Gustaaf Winters
Quando me perguntam: "Você conhece plantas?" Mesmo depois de 45 anos, eu respondo: "Apenas algumas!"
Você pode conhecer 10 mil plantas e saber tudo sobre elas: família, gênero, espécie, hábito, bioma, etc. Sempre vai parecer que há 10 mil e uma. A Natureza sempre nos surpreende pelo mais inusitado.
Veja aqui a Hydnora africana: Ela não tem clorofila, nem folhas, nem caule. Na maior parte do tempo, ela é invisível. Por quê? Ela vive debaixo da terra, é subterrânea (você só a vê quando chove um pouco mais, lá nos rincões da África do Sul). Nessa hora, ela é mais confundida com um tipo de fungo.
Ela é parasita! Não consegue viver na solidão. Ela predá qualquer Euforbiácea que encontra pela frente. Ops! Pela frente não... no subsolo, no fundo.
Ouvi falar dela e fui pesquisar na web. É uma das plantas mais estranhas e fedorentas que já vi.
Dependendo do estágio de sua evolução e do ângulo em que é fotografada, ela não passa o verdadeiro jeitão que ela tem quando adulta (veja na última imagem como ela fica depois).
O tal fedor de carne podre que ela exala? Tem inseto que gosta, né? Lembra daquele besouro "vira-bosta"? Então, ele é um deles. E quando ela entra nesse "trem cavernoso", as pétalas se fecham para empreitar um sexo com o pólen que ele oferece primeiro. Depois de alguns dias, ela abre e o "rola-bosta," cheio de pólen nas costas, acaba fertilizando as flores. Sim! Essa "flor" tem os dois sexos... é bissexual.
A partir daí vêm os frutos, que você também não vê, pois estão sob a terra. São redondos, com até 20 mil sementinhas. Gente! E, por incrível que pareça, eles são comestíveis. Dizem que têm gosto de batata.
Dá para ter uma planta dessas em casa? Difícil, né? Primeiro, tem que plantar uma Euforbia, tipo aquela prostrada. Depois, ir atrás das sementes. Depois de uns 5 anos, elas devem germinar. Por um bom tempo, você não vai vê-la, pois ela leva um tempo dissolvendo as raízes da Euforbia para capturar a seiva elaborada da fotossíntese que a hospedeira tem que entregar à planta.
Sendo que esta matéria não vai servir para nada, aqui ficam as minhas desculpas. Mas tenho certeza de que contribui para aqueles clientes que dizem aos paisagistas: "Não gostei dessa planta"... Tem outra?
Por outro lado, fico feliz porque esta matéria contempla mais os olhos do que o nariz de vocês.
Fui!