AS NOVAS ROSEIRAS PARA JARDIM

Por Gustaaf Winters

“Queixo-me às rosas. Mas que bobagem!. As rosas não falam, simplesmente as rosas exalam”..... já dizia o grande Cartola. Outra: “Da roseira nasce espinho. Mas nasce também a flor. Do meu amor o carinho. Do teu desprezo a dor”, cantavam Roberto e Mineirinho no tempo em que eu ainda usava fraldas. Nos anos 70 eu cantava o top da época:   “I beg your pardon, I never promised you a rosen garden”. Nenhuma flor foi mais amada por toda a história como ela. E ainda o é. Sua história remonta à cerca de 35-40 milhões de anos atrás: idade de um fóssil encontrado em Montana e no Oregon (acreditem ou “non”). Também foi encontrada assim no México, Alemanha, Iugoslávia, norte da África e até no Alasca. Nenhum registro dela abaixo da linha do Equador.   Embora se acredite que a rosa tem a sua origem no Cáucaso (Ásia Central) há 60 – 70 milhões de anos e foi introduzida no Ocidente, através da Grécia e de Roma.  A rosa botica R. Gallica, officinalis , foi registrada pela primeira vez no século XIII. A rosa participou de vários registros históricos, alguns bem curiosos. Cleópatra, por exemplo, para “chavecar” Marco Antonio, enchia seu aposento com pétalas de rosas. Os romanos colocavam pétalas de rosa no vinho, acreditando ser um tipo de Engov! Chineses já as cultivavam há 5.000 anos. Confúcio já falava de rosas em 500 anos a.C. É famosa a frase dele; “Me perguntas por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter algo pelo que viver”.

Assim como foi cantada, a rosa também teve ligações com A Guerra das Rosas: um "quebra pau" entre os York´s e os Lancasters, a guerra civil na Inglaterra, que durou de 1455-1487. Os Persas extraiam, via um tipo de destilação, o princípio ativo de suas pétalas: o perfume! Naquela época fedorenta "quebrou um galho danado".

Aliás, quando visitamos o Museu das Rosas em Aalsmeer- Holanda com um grupo de ex-alunos em 2013, ouvimos de um monitor que todas as rosas primitivas, sempre exalavam muito perfume. As hibridas de hoje emitem mais botões em detrimento dessa qualidade.

Da China vieram as Rosa chinensis: os “híbridos de chá” que misturadas com as que existiam na Europa e EUA virou um bacanal, onde ninguém mais sabe direito quem que é filho de quem, homenageando as novas variedades com nomes ilustres ou outros apelidos esquisitos.

 Falar sobre rosas daria uma enciclopédia. Porém esse artigo objetiva esclarecer que existem rosas para todos os objetivos.

 Rosas de corte servem para buquês, arranjos florais, etc. São aquelas de talo espinhoso compridão com uma flor grandona só na ponta.

As roseiras do Paisagista são todas as Rosa polyantha: do grego “poly” (muitas) e  “anthos” (flor) São aquelas roseiras menores que se plantam no chão e em uma haste apenas formam-se de 12 até 30 flores. Ou seja: as flores são menores, mas no volume elas ganham em massa floral.

E quem quiser o máximo das rosas, é melhor apreciá-las no jardim, pois se cortá-las irão ver as suas pétalas caírem ficando somente a haste espinhosa

Rosa Candia Meillandecor
Rosa Black Forest

As vantagens das rosas polyantha são muitas:

1-florescem praticamente o ano todo,

2- baixa manutenção, são mais baixas (algumas até rasteiras),

3- muito mais produtivas,  florescem o ano todo

4- resistentes à pragas e doenças.

Tudo isso a pleno sol !

Muito melhor do que formar um pomar de espinhos com a rosa do florista, num jardim, é usar as roseiras do paisagista.

Aliás,  seria até uma forma revolucionária de se comercializar um buquê de rosas. Ao invés de formar um buquê com 12 talos de rosas, forma-se um talo só com 30 rosas. Aí sim, né?

Knok Out... Candia Meillandecor.... Diamant....Black Forest ...Sunny rose... são as novas variedades que a Holambra vem produzindo. Elas podem ser adquiridas no Veiling Holambra.

Rosa Diamant
Rosa Sunny Rose
Jardim com rosa Knockout
Rosa Knockout

Plantas Interessantes

Lançamentos, curiosidades que você também poderá receber por nossos News letter.

 

Cadastre seu E-mail

Voce vai receber nossas notícias sobre cursos e informaçoes interessantes sobre plantas.

Digite o Resultado da soma: 4+1